A.A.P.

A Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P., foi fundada no dia 25 de Janeiro de 1985, na cidade do Carpina, Estado de Pernambuco, pelo Prof. Astrônomo Audemário Prazeres, com o fim de estimular, cultivar e praticar o estudo da Astronomia e das Ciências que lhe são correlatas, bem como promover intercâmbio cultural e científico com instituições congêneres nacionais e estrangeiras, difundir o conhecimento sobre a matéria mediante palestras, conferências, cursos, publicações, visitas a observatórios astronômicos e planetários, organizar e orientar grupos de estudo para pesquisar assuntos específicos de Astronomia. Atualmente ela se encontra na cidade de Bezerros, Agreste Central de Pernambuco.

OBJETIVOS GERAIS DA A.A.P.

 

  • Divulgação científica e apoio ao ensino de Ciências; fortalecendo a cultura regional, promovendo entretenimento inteligente, fortalecendo o Turismo Rural no estado, em seu nível local, regional, estadual e nacional.

  • Propiciar um novo tipo de empreendimento no segmento do Turismo Rural, que é a prática da Astronomia no interior.

  • Aproveitamento da visão do céu existente em propriedades rurais que já atuam no desenvolvimento do Turismo Rural.

  • Promover o crescimento nas várias receitas orçamentárias presentes nos municípios, propiciando novos empregos.

  • Ministrar aulas teóricas e práticas em Astronomia, visando o fortalecimento da formação de professores e alunos localizados nas cidades interioranas de Pernambuco.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • O projeto pode ser direcionado a princípio para capacitação de professores da rede pública de ensino de primeiro e segundo grau, e superior. Como também, poderá ser estendida para professores da rede particular de ensino;

  • Manter e desenvolver um espaço interativo de ciências nas cidades do Estado de Pernambuco;

  • Promover exposições permanentes e itinerantes;

  • Promover encontros científicos e culturais;

  • Promover o turismo científico e educativo no meio rural;

  • Capacitar recursos humanos em divulgação científica e em educação, valorizando o aspecto cultural;

  • Promover intercâmbio com outros centros de divulgação científica existente no Brasil;

  • Propiciar conhecimento para o desenvolvimento de Feiras de Ciências nas escolas, possibilitando um maior conhecimento nas Ciências por parte dos alunos.

ASPLAMA

A Assessoria de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Bezerros - ASPLAMA é na sua composição legal constituída pelo Decreto Municipal Nº 367 de 08/03/2004 que visa em exercer as atividades ao Planejamento de Desenvolvimento Urbano-Rural, atendendo ao que preceitua a Constituição Federal, a Constituição do estado, e a Lei Orgânica Municipal, o Estatuto da Cidade e ao modelo de vida desejada do Município. Trata-se de um órgão estratégico visando elaborar planos setoriais, multi-setoriais, projetos estratégicos, projetos específicos para os vários setores de atividades de áreas e equipamentos urbanos e rurais.

Desse modo, ela atua fortemente na divulgação, e organização de eventos relacionados à Ciência e Tecnologia no Município de Bezerros conforme dispõe o Decreto/Lei 955 de 10/06/2014 que formaliza como evento anual oficial a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Bem como, divulgação e organização de eventos relacionados ao Meio Ambiente, e melhor qualidade de vida.

Inclusive, a ASPLAMA é o órgão do Município de Bezerros responsável pela Agenda Ambiental A3P, conforme Decreto nº 951 de 05-06-2014. Como também, é o órgão Municipal responsável pelo Licenciamento Ambiental conforme Lei Municipal nº 1.168 de 27-11-2015.

Como também, a ASPLAMA é o órgão municipal responsável da plataforma do programa nacional Cidades Sustentável. E também, responsável pelo projeto de implantação em Serra Negra/Bezerros de um Observatório Astronômico para fins do desenvolvimento do Astroturismo.

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento

de Bezerros - PE

SECRETARIA DE TURISMO – Aberta das 7h às 13h
RUA: 15 DE NOVEMBRO, S/N – CENTRO – BEZERROS-PE  CEP:55.660-000
81 3728 6706

Núcleo de Tecnologia do Agreste

NTA