35 ANOS SEM UM ÍCONE DA ASTRONOMIA OBSERVACIONAL !!!

Por: Audemário Prazeres

Presidente Fundador da A.A.P.

Ex-aluno do mestre Polman

Um clube criado pelo saudoso grande mestre Polman, ao qual fui membro, e Vice-Presidente, foi criado pela motivação, e curiosidade científica dos seus alunos após uma inovação didática em ter levado um telescópio nas aulas de Ciências no início dos anos 70, nascia ali uma verdadeira escola de formadores de astrônomos amadores sistemáticos.

O mais surpreendente desse legado, é este clube que completou apenas 13 anos de existência, foi acometido do recebimento de uma ordem de despejo que culminou na sua extinção. Era um ambiente "mágico" tão quão nos repassou a nave imaginária de Carl Sagan no início dos anos 80 no seu trabalho Cosmos. Afinal, no antigo clube se respirava um "ar" que nos submetia ao sublime desenvolvimento da Astronomia observacional ao ponto de forjar não apenas observadores sistemáticos, mas, verdadeiros discípulos (não me refiro à todos que foram alunos dele, uma vez não foram todos que seguiram os "passos" do grande mestre), me refiro especificamente aqueles que são discípulos que vivenciaram com o Padre Polman (o meu caso).


Passados esses 35 anos do seu falecimento, o mais triste é constatarmos o mesmo comportamento dos políticos de época (como vemos na reportagem em anexo), com a "nova" geração dos políticos de agora com promessas hipócritas, e o pior, envolvimentos em corrupção de forma desvairada. Fiz parte da Comissão criada em época que visava encontrar um local para uma nova sede do clube, fui o Secretario onde redigia as atas das reuniões. Então, observei presencialmente políticos com a boa fala hipócrita prometendo ajudar onde jamais cumpriram com a palavra, e nos dias atuais, essa conduta ficou até pior.


Alguns mais próximos me questionam como a A.A.P., com 36 anos de existência SEM INTERRUPÇÃO, não possui ajuda de políticos como Vereadores, Deputados, Prefeitos, etc. A única resposta plausível que vejo em mente, é justamente não ser subserviente, ou complacente, com as falácias, e atitudes corruptas tão quão era algo abominável com sua resistência moral que tinha o saudoso grande mestre Polman.

Enfim, se na Astronomia existem poucos que carregam o verdadeiro IDEALISMO nas "costas" à todo custo, existem outros por outro lado, que buscam apenas sanar uma grande carência interior em busca de um ESTRELISMO nos quais por vezes, fazem uso de ideias de outros omitindo covardemente os créditos de autoria. Já na Politica, observo muitos INUTEIS com odor forte de "óleo de peroba" que repassam uma imagem "lustrosa" como se fossem uteis. Nessas realidades tristes, e muito vergonhosas, prefiro manter-me ereto ao IDEALISMO que carrego saudando com um grande VIVA ao caráter do mestre Polman !!!



Nas imagens, vemos uma matéria jornalística de época que resultou após publicada, no afastamento do mestre Polman da Astronomia pela ordem ao qual ele fazia parte. Tristemente, após a sua saída "obrigatória" das ações na Astronomia, ele foi acometido de um derrame cerebral, e faleceu. Na foto da matéria, vemos o mestre Polman na oficina de construção de telescópios do antigo clube onde esses instrumentos foram fabricados, e onde aprendi a construir os meus telescópios newtonianos começando no desbaste dos vidros, polimentos e cobertura de prata. Já as outras imagens, foi de um momento que em que visitei o tumulo do Polman no Recife.



VIVA O POLMAN !!!


A.A.P.

26 visualizações0 comentário