A A.A.P. NA ASTRONOMIA EM CODIGO MORSE

Audemário Prazeres

Presidente fundador da A.A.P., e CW

Bem sabemos que a Astronomia é muito apreciada pelos aficionados. Mas, quando verificamos aqueles interessados no desenvolvimento da Astronomia de forma sistemática observacional, constatamos que entre os praticantes se limitam a um reservado e restrito grupo. Então, o que dizer daqueles que desenvolvem a Radioastronomia??? Percebemos que cada vez mais são poucos os seus adeptos por mais que venhamos intensificar motivações para que tenhamos mais e mais praticantes dos estudos das ondas eletromagnéticas. Assim sendo, e pensando em justamente em atuar com esse restrito grupo de pessoas que a A.A.P., vem investindo na prática da comunicação em Código Morse na faixa dos 40 metros (considerada a faixa da "elite" do radioamadorismo) Afinal, os amantes do segmento de Radioamador é onde se encontra os interessados pela Radioastronomia.

O Código Morse é amplamente conhecido, mesmo que não seja tão amplamente usado como antes, e é bem popular entre os entusiastas do rádio amador.

Alguns podem imaginar ser uma forma de comunicação ultrapassada. Mas, não imaginam que em pleno Século 21, o Código Morse também tem sido usado como uma forma alternativa de comunicação para pessoas com deficiência ou que têm suas habilidades de comunicação por derrame, ataque cardíaco ou paralisia.

Particularmente, vejo o Código Morse como uma atividade muito rica diante o combate ao estresse. Afinal, você desenvolve uma saúde mental espetacular diante a atenção na "musicalidade" dos sinais no modo CW nos contatos de QSO. Inclusive, é muito divertido aprender esse importante forma histórica de comunicação. Sem esquecer que em termos de propagação das ondas eletromagnéticas, os sinais de Código Morse chegam em longas distancias no Mundo uma vez a onda eletromagnética se mostrar menos carregada quando propaga no modo CW, em relação a voz, ou imagens.

Assim sendo, a A.A.P., vai doravante fazer uso dessa forma de comunicação entre aqueles que praticam, ou desejam praticar o Código Morse.


TRANSMISSÃO IMPERDÍVEL !!!


Aos amantes da frequência V.L.F (como Eu), teremos uma das raras e únicas transmissões da histórica Estação SAQ Grimeton Transmissão do Dia da UNO no próximo dia 24 de Outubro de 2021 pelo "lendário" alternador Alexanderson. A transmissão será em 17.2 kHz (CW.)

https://alexander.n.se/en/


Umas das atividades que muito estou me dedicando, é no estudo de Código Morse (CW). Inclusive, fiz a construção de um manipulador caseiro estilo "Pica-Pau" para avançar nos meus estudos nessa fantástica forma de comunicação que é o Código Morse. Acreditem, com tantos "brinquedos" relacionados como "ante estresse", o Código Morse é uma ótima alternativa visando a saúde mental, e um excelente motivador para atuarmos na frequência V.L.F.


A.A.P.







184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo