ATENÇÃO: OBSERVE, E FOTOGRAFE, UM OBJETO JATOBÁ RECEBENDO UMA VISITA ILUSTRE !!!

Por: Audemário Prazeres

Presidente Fundador da A.A.P.

Incentivador dos Objetos Jatobás

No dia 23 de Junho, mas precisamente no horizonte Oeste (pôr-do-sol), a partir das 18 horas (isso na Latitude de Bezerros/PE, onde consulte no Stellarium o melhor horário para a sua cidade), teremos um encontro sensacional merecedor de um registro fotográfico interessante. Pois, teremos o planeta Marte "dentro" do Objeto Jatobá J-38, ou (NGC-2632), também conhecido como Aglomerado Colmeia/Presépio - M-44. Conforme vemos nas imagens do The Sky, e o Stellarium.

Este encontro memorável, culminará no planeta Marte estar literalmente no "meio" do Jatobá J-38 onde por se tratar de um aglomerado estelar aberto de Magnitude 3.10 localizado na constelação de Câncer (Cnc), pode ser visto a olho nu (caso não tenha excesso de poluição luminosa) como uma tênue nebulosidade. Embora, se vista em um binóculo, ou melhor, um telescópio essa "nebulosidade" revela um amontoado de estrelas extremamente brilhantes com o Objeto Jatobá J-13 (as Plêiades), ou o Jatobá J-15 (Hiades).

Trata-se de um dos aglomerados abertos mais próximos do Sistema Solar em uma distância de 577 anos-luz (177 parsecs). Por ser visto a olho nu, é conhecido desde os tempos antigos onde o astrônomo Ptolomeu o chamava de “a massa nebulosa no coração de Câncer”, Inclusive, foi um dos primeiros objetos do céu profundo em que Galileu estudou com seu telescópio.

O Jatobá J-38 é o lar de 5 estrelas gigantes vermelhas e um punhado de estrelas anãs brancas. Porém, ele possui uma singularidade bem especial que é uma estrela azul vistosa. Entre seus membros, está o binário eclipsante TX Cancri (se gosta ou pretende estudar as Binárias, acessem o artigo: https://www.astroideias.com/post/comece-suas-observa%C3%A7%C3%B5es-nas-estrelas-bin%C3%A1rias), a estrela de linha metálica Epsilon Cancri e várias variáveis ​​Delta Scuti de magnitudes 7 a 8, em um estado inicial pós-sequência principal.


Um dado curioso em volta do Jatobá J-38, é que em Setembro de 2012, foi confirmado que dois planetas orbitam em torno de duas estrelas separadas neste belo aglomerado. A descoberta foi significativa, pois as estrelas eram semelhantes ao nosso Sol, e este foi o primeiro caso em que exoplanetas foram encontrados orbitando uma estrela semelhante a nossa dentro de um aglomerado estelar. Esses planetas foram designados como Pr0201b e Pr0211b, ambos os quais são “Júpiteres Quentes” (ou seja, gigantes gasosos que orbitam perto de suas estrelas). Em 2016, observações adicionais mostraram que o sistema Pr0211 realmente tem dois planetas, sendo o segundo Pr0211-c. (https://www.youtube.com/watch?v=-FwppWSCWeU)

Caso venha fotografar esse encontro belíssimo de Marte com o Jatobá J-38, nos envie sua fotografia para publicarmos em destaque nas nossas mídias (evidentemente com todos os créditos de autoria).



126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo