DIA 24 DE AGOSTO ENTENDEMOS COMO "DIA COMEMORATIVO" AOS CONSTRUTORES DE TELESCÓPIO

Por: Audemário Prazeres

Presidente Fundador da Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P.

Construiu alguns telescópios newtonianos ao longo dos seus 41 anos dedicados á Astronomia


Estive fazendo uma pesquisa se existe alguma data comemorativa para aqueles que são construtores de telescópios, ou em inglês "Amateur Telescope Making (ATM)", e confesso que exaustivamente não encontrei especificamente uma data na qual foi chancelada por alguma entidade de Astronomia seja no Brasil, e fora dele para ser alusivo a uma comemoração, que na verdade visa muito mais uma VALORIZAÇÃO do que "comemorar" diante aqueles que se dedicam no trabalho de precisão que é a construção de um telescópio.

Alguns podem se perguntar qual a importância de termos uma data alusiva aos construtores de telescópio, e a resposta mais concisa que me vem em mente é a seguinte: Se sua "curiosidade" na Astronomia não for passageira, fatalmente você terá o desejo de possuir um bom telescópio. Mas, como uma coisa "boa", requer por vezes altas somas de dinheiro para adquirirmos, nos resta fabricar os nossos telescópios, ou investirmos na compra de quem assim o construa artesanalmente.

Definir uma data, é algo que de certo modo gera debates onde por vezes são polêmicos. Nós da Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P., tomamos o dia 24 de Agosto como sendo o DIA DO CONSTRUTOR DE TELESCÓPIO. A escolha dessa data vem na lembrança que Galileu Galileu apresentou pela primeira vez a sua luneta então APERFEIÇOADA aos governantes de Veneza justamente no dia 24 de agosto de 1609.

Não queremos com isso enfatizar ter sido Galileu o inventor do telescópio, e sim, por ele ter feito melhorias otimizando o que já foi descoberto. Praticamente é assim que um construtor de telescópio faz quando constrói um telescópio, que é torná-lo personalizado para um determinado fim que se pretenda fazer uso dele de maneira otimizada.

Luneta aperfeiçoada (telescópio) de Galileu - Museo Galileo Galileo National Telescope History Of The Telescope

O telescópio de Lippershey. Fonte: Livrustkammaren / Wikimedia Commons

Medalha comemorativa dos 400 anos do telescópio concedendo os créditos ao Lippershey - Fonte: Numlx / Wikimedia Commons

Com isso, não tiramos o mérito do fabricante de óculos da Holanda chamado Hans Lippershey no qual se tem o registrou da patente do telescópio em 2 de Outubro de 1608. Embora se tem uma polemica envolvendo o Zacharias Janssen, um vidreiro que morava na mesma cidade de Lippershey que afirmou que havia inventado o telescópio, e que Lippershey roubou seu projeto. Inclusive, surge também o nome do engenheiro Jacob Metius (também da Holanda) que afirmou ter inventado o telescópio. No meio a essas polemicas, o que se sabe é que Lippershey possui a primeira patente sendo considerado o inventor, ou co-inventor do telescópio.


A.A.P.



26 visualizações0 comentário