Dilworth: O primeiro a estudar os antimatróides tão presentes na Inteligência Artificial

Por: Audemário Prazeres, fundador da A.A.P., em 1985

Essa cena, mostra CIENTISTAS EM REPOUSO, e foi fotografada na piscina do Instituto de Tecnologia da Califórnia (em inglês: California Institute of Technology, popularmente conhecido como Caltech) que é uma universidade norte-americana privada localizada em Pasadena, no estado da Califórnia nos Estados Unidos. Trata-se de uma das universidade mais conceituadas do Mundo nos cursos de Exatas.

Npo momento dessa imagem, vemos dois candidatos ao Doutorado conversando com o Dr. Robert P. Dilworth (dentro da água, ao centro), professor de Matemática, e o homenageado na nossa Galeria dos Notáveis. Também observamos nessa fotografia, o Dr. Foster Strong (sentado à direita, professor de Física, e decano do 1º ano.


O nosso homenageado é Robert Palmer Dilworth (2 de dezembro de 1914 - 29 de outubro de 1993) foi um matemático americano. Sua principal área de pesquisa foi a teoria da rede; sua biografia no arquivo MacTutor History of Mathematics afirma que "não seria exagero dizer que ele foi um dos principais fatores para que o assunto passasse de ser apenas uma ferramenta de outras disciplinas para um assunto importante em seu próprio direito". Ele é mais conhecido pelo teorema de Dilworth ( Dilworth 1950 ) relacionando cadeias e anticadeias em ordens parciais; ele também foi o primeiro a estudar antimatróides ( Dilworth 1940 ).


Quem quiser saber mais sobre a teoria da rede, acessem:


https://www.ime.usp.br/~yw/publications/books/TeoriaDosGrafos.pdf


A.A.P.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo