JEAN NICOLINI, SEM DÚVIDAS, UM BASTIÃO NA OBSERVAÇÃO SOLAR NO BRASIL

Por: Audemário Prazeres

A.A.P.

Professor Nicolini em junho de 1991 (Acervo de Rogerio Marcon)

Jean Nicolini nasceu em São Paulo no dia 9 de Abril de 1922, e veio a falecer no dia 23 de Julho de 1991, e foi uma das maiores autoridades brasileiras nas observações solares com reconhecimento internacional. Afinal, foram décadas de pura dedicação na observação solar, sendo esses muitos anos realizando suas observações em uma luneta refratora de 56 mm onde teve a grata oportunidade de observar um fenômeno bem raro conhecido como "Ponte de Carrington" (uma explosão solar extraordinária).

O Jean Nicolini será o nosso eterno homenageado na ASTRONOMIA SISTEMÁTICA AMADORA, e sua citação referente as observações sistemáticas no Sol, é algo de pura inspiração:


Nossa estrela nos proporciona, mesmo quando observada através de modestos meios ópticos, apreciável conjunto de fenômenos que, quando bem acompanhados, tem condições para começar a descerrar – de pouco convenhamos – o vasto véu de mistério e enigmas que abarcam a natureza do Sol. E se isso fazemos através de pequenos instrumento, não raro relegado ao ostracismo, ao abandono, nada mais justo do que vemos a sua utilização senão um motivo de contentamento pessoal, íntimo pelo fato de estarmos contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho útil, instrutivo e sobretudo válido”.


Alguns que agora fazem a leitura, e indagam por qual motivo é importante estimularmos as observações sistemáticas no Sol, separamos uma outra citação de Jean Nicolini que responde sabiamente a essa pergunta. A saber:


"O fator mais importante que, sem qualquer sombra de dúvida, constitui a base, a razão de ser de um programa de observação solar reside na superabundância de luz posta a disposição pelo astro do dia. E de fato, se levarmos em conta àquela oriunda dos astros noturnos, veremos que -- exceção feita à Lua, que aliás reflete (e mal) aquela que recebe -- nenhum deles têm condições si quer de confrontar-se com o monumental manancial luminoso irradiado pelo Sol".


A.A.P.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo