MONTE UM INTERESSANTE PROJETO DE RADIOASTRONOMIA

Audemário Prazeres

Radioastrônomo amador na frequência de V.L.F.


Muitos indagam o desejo em realizar um projeto de Radioastronomia para desenvolverem amadoristicamente em suas casas, ou instituições. Pois bem, na WEB o que mais existe são projetos para atuação em inúmeras frequências e estudos em radiofontes específicos. Esse projeto antigo que faço apresentar provavelmente não se acha na WEB, e fica aqui a oportunidade daqueles interessados em desenvolver.

Os estudos na Radioastronomia, é totalmente diferente dos estudos já conhecidos na Astronomia.


Afinal, na Astronomia o aspecto visual nas observações é o esteio desse ciência. Já a Radioastronomia estuda as ondas eletromagnéticas invisíveis aos olhos, mas perceptíveis nas ondas de rádio. Porém, é necessário ao iniciante desvencilhar o seu modo de atuar na Astronomia para atuar da Radiaostronomia. Então, é necessário ter um conhecimento básico em Eletrônica, mesmo que você contrate um serviço de um técnico que venha montar um determinado circuito radioastronômico. Pois, o manuseio, e ajustes vão ser sempre presentes tão quanto na Astronomia você promove colimações no sistema óptico.


Esse projeto publicado na antiga revista Wireless World de Fevereiro de 1978, a A.A.P., muito se beneficiou das informações para iniciar suas atividades em radio astronomia quando da sua fundação em 1985.


Torna-se importante haver uma consulta no manual de equivalência das peças para os transistores e demais semi-condutores. Nos osciladores pode ser usado o BF-200 ou o 2N2222


A.A.P.



199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo