ONDE FICA O SOL?



Ao tentar responder essa questão de uma criança podemos nos aprofundar bastante no tema.


A ideia tão simples atualmente aceita de que o Sol esteja no espaço e seja o principal componente de nosso Sistema Solar não foi sedimentada de uma forma fácil.


Considerado na origem do conhecimento dos povos como uma “Bola de Fogo” devido ao calor e luz emanados, associado à Divindades e símbolo de perfeição, o Sol teve seu papel lentamente alterado graças à curiosidade e espírito inovador de grandes homens.


Um deles foi Galileu Galilei , (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642), que publicou uma descrição das manchas solares em 1613, intitulada Cartas sobre as Manchas Solares sugerindo que o Sol e o céu são corruptíveis.


O observação, registro e acompanhamento das manchas solares, é uma atividade de grande importância pelo impacto causado nas comunicações, clima de nosso planeta e até nas linhas de transmissão de energia.


É uma atividade onde amadores em Astronomia podem desenvolver projetos didáticos promovendo o interesse nesta ciência.


Abordaremos futuramente mais detalhes sobre observações, características , curiosidades , projetos e muito mais porém desde já fica a recomendação: somente observe o Sol de forma segura, através de filtros e equipamentos adequados.


Você está curioso e gostaria de ver o Sol desde já, de forma segura?


Consulte https://sohowww.nascom.nasa.gov/sunspots/ e comece a desfrutar de mais informações.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo