VAMOS SER UM ASTRÔNOMO AMADOR SISTEMÁTICO CERTIFICADO ?

Por: Audemário Prazeres

Presidente Fundador da A.A.P.


Aqueles que acompanham o Site da A.A.P., (https://www.astroideias.com/), e conhecem as nossas Divisões Observacionais e de Pesquisa, já devem ter conhecido o resgate, e valorização que estamos dando aos objetos do céu profundo visto no hemisfério sul, através do Catálogo Jatobá (uma lista de galáxias, aglomerados e nebulosas, genuinamente NACIONAL 🇧🇷 até no nome).


Pois bem, no nosso "tutorial" já publicado na nossa Divisão. apresentamos os objetos Jatobás divididos na condição de CERTIFICAÇÃO OFICIAL da A.A.P. Na primeira etapa correspondente a 35 objetos, se obtém o CERTIFICADO PLENO, depois o SENIOR com mais 50 Jatobás registrados, e por último, o certificado MASTER que corresponde a mais 27 Jatobás, totalizando 112 Jatobás.


Cada certificação recebida, lhe condiciona em ser um ASTRÔNOMO AMADOR SISTEMÁTICO fazendo-o passar do nível de contemplação da Astronomia, e também de um aficionado passando a ser um ASTRONOMO AMADOR de fato (saibam bem essa diferente lendo o artigo: https://pt.slideshare.net/dilenav/a-extino-do-astrnomo-amador-e-o-surgimento-do-astrnomo-estril-11393042).


Então, escolhemos os dias 15 e 16 de Maio (Sábado e Domingo), para você iniciar sua "caça" aos Jatobás com metas para a certificação PLENO. Trata-se de Jatobás com boa magnitude onde dependendo da qualidade do céu em que você esteja, alguns "J" podem ser vistos a olho nu, ou com um simples binóculo. Você pode fazer uso de um Mapa Celeste do Stellarium (https://stellarium.org/pt/), que pode ser baixado gratuitamente para um PC em diversas versões.


Nas imagens dos mapas abaixo, apresentados como exemplo, os Jatobás vistos as 18 horas no lado Oeste e Leste para a latitude de Bezerros/Pernambuco, sede da A.A.P. Mas, sugerimos que faça uso do Stellarium para sua latitude para melhor planejamento observacional.


Os Jatobás que estamos sugerindo para você iniciar os seus registros são: J-23; J-24; J-25; J-26; J-28; J-38; J-33; J-76; J-81 Você não vai encontrar no Stellarium, e em outro aplicativo, ou programa simulador do céu, algum que seja especifico com o Catálogo Jatobá. Mas, nós da A.A.P., facilitamos esse seu início observacional evidenciando em fonte na cor rosa o número correspondente do Jatobá com o NGC correspondente. Assim sendo, basta digitar o NGC no mapa, encontre-o na constelação correspondente, e registra na Ficha de Registro da A.A.P., o Jatobá correspondente.


LADO OESTE - Dia 16/05, às 18 horas (latitude de Bezerros/PE):



LADO LESTE - Dia 16/05, às 18 horas (latitude de Bezerros/PE):



Então, venha fazer parte dessa valorização, e resgate do que é nosso, e seja CERTIFICADO OFICIALMENTE por uma entidade que possui 36 anos de existência sem interrupção no cenário astronômico do Brasil, e no exterior.



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo